Recuperação de Cirurgia: o idoso passou por uma cirurgia, e agora?

Com a expectativa de vida da população mundial cada vez maior, a necessidade de submeter idosos a procedimentos cirúrgicos tem se tornado mais frequente. Embora falar sobre cirurgia em pessoas com idade avançada ainda seja motivo de bastante insegurança e incerteza, é importante que os familiares tenham clareza de que antes de tomar uma decisão como essa, os médicos realizam uma avaliação criteriosa quanto aos ganhos de longevidade e os riscos de complicações, envolvendo perda de autonomia e de qualidade de vida.

Além da preocupação com o procedimento em si, há também dúvidas sobre o cuidado do idoso em período pós-cirúrgico, pois, em geral, o paciente fica incapaz de cuidar de si próprio e desempenhar suas atividades diárias sozinho, exigindo, assim, mais atenção dos familiares e, em certos casos, atendimento especializado. Então, como proceder nesse momento tão delicado para todos os envolvidos? É sobre isso que a SeniorOnline, maior plataforma gratuita de Casas de Repouso do Brasil, irá tratar hoje. Confira!

Recuperação de Cirurgia e Saúde para além da idade

O tempo de recuperação pós-operatória de idosos, bem como as taxas de complicações variam não apenas em função da idade mas também devido à complexidade da cirurgia, grau de dependência anterior do paciente, existência de doenças crônicas e inúmeros outros fatores, afinal, quando significativos, podem promover o declínio funcional do idoso, isto é, a redução de sua capacidade de realizar pequenas tarefas de autocuidado, e exigir cuidados de enfermagem e de outros profissionais especializados no atendimento ao idoso.

Quanto tempo dura a Recuperação de Cirurgia de Idosos?

A recuperação, como sabemos, pode ser mais demorada em razão da idade, mas não há um tempo padrão definido para o repouso. Isto varia de acordo com o tipo de cirurgia, evolução do procedimento cirúrgico e condição do paciente. O que se sabe, no entanto, é que, na maioria das vezes, a alta do paciente está condicionada à transferência para uma unidade de cuidados com profissionais aptos a buscar medidas de redução de complicações, com controle das enfermidades pré-existentes, reabilitação precoce e socialização.

Alimentação pode ser aliada no Pós-Operatório de Idosos

Além dos tradicionais cuidados médicos, há algumas medidas que podem ser adotadas em relação à alimentação do idoso recém-operado, pois determinados alimentos são excelentes para facilitar a cicatrização, combater problemas com a memória e reduzir inflamações, daí a importância de contar com nutricionistas para garantir uma dieta balanceada e adequada às necessidades do paciente.

Gostou de saber mais sobre a recuperação de cirurgia em idosos e pessoas dependentes? Os artigos abaixo também podem interessar. Confira!

Pós-Operatório de Fratura de Fêmur em Idoso
Cuidados e Tratamento Pós-Operatório de Idosos
Casa de Repouso para Cuidados Pós-Operatórios de Idosos em Curitiba

E lembre-se: você não precisa enfrentar o desafio de cuidar de idosos em recuperação cirúrgica sozinho. Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar superar esse momento com o suporte 24h de equipes multidisciplinares!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para idosos, uma casa de repouso ou um lar para idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita ou entre em contato conosco. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress