Qual é a estrutura necessária para cuidar de pacientes com Alzheimer?

O Alzheimer é o tipo de demência mais comum e exige uma série de procedimentos especializados diariamente, afinal, em alguns casos, mesmo as atividades mais habituais se tornam impossíveis de serem realizadas de forma independente. Em estágios avançados da doença, o paciente de Alzheimer passa a demandar a atenção de uma equipe multidisciplinar, além de diversos cuidados específicos e, como consequência, os familiares ficam com a difícil missão de aprender como oferecer todo o suporte necessário ao ente querido. Por isso, o objetivo desse artigo é apresentar qual a estrutura necessária para cuidar de pacientes com Alzheimer. Confira!

Infraestrutura para os cuidados com pacientes acamados

Possuir uma infraestrutura adaptada e completa para atender às necessidades do paciente com Alzheimer é fundamental para melhorar sua qualidade de vida. Conheça alguns dos principais itens essenciais:

01. Quarto confortável e seguros

Em geral, o quarto é o ambiente mais frequentado por pacientes acamados em decorrência do Alzheimer e, por esse motivo, deve receber uma dedicação especial. Manter a limpeza em dia, disponibilizar campainha para pronto atendimento e dispor de camas com proteção antiqueda e barras são exemplos importantes quando o assunto é “cuidados com pacientes de Alzheimer”.

02. Banheiros adaptados

Você deve ter ouvido falar do número de casos de idosos que se acidentam no banheiro, então, não se pode esquecer de adaptar esse ambiente para garantir maior segurança. Para tanto, recomenda-se contar com piso antiderrapante, barras de apoio, especialmente ao lado do vaso sanitário e do chuveiro, e iluminação em pontos estratégicos.

03. Profissionais multidisciplinares

Geriatras, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, musicoterapeutas e inúmeros outros profissionais podem ser acionados para atuar de maneira complementar no cuidado ao idoso com Alzheimer. Essa parceria costuma trazer excelentes resultados para o dia a dia do paciente.

04. Alimentação equilibrada

Os cuidados com pacientes de Alzheimer envolvem a atenção com a alimentação. Consultar nutricionais e os médicos especializados é uma excelente dica para oferecer uma dieta rica em vitaminas, nutrientes e fibras e, portanto, capaz de ajudar no apropriado funcionamento do organismo.

05. Interações sociais

Proporcionar atividades para o corpo e a mente favorece, e muito, a saúde dos pacientes. As possibilidades são inúmeras, variando desde artesanato e pintura até rodas de conversas, atividades ao ar livre e exercícios físicos. Em conjunto, essas iniciativas contribuirão com o raciocínio, a memória, a comunicação e a desenvoltura do idoso.

Para refletir…

Como você pode observar, com o avançar do tempo, o paciente de Alzheimer começa a necessitar de atenção constante e muitas vezes os familiares se sentem despreparados para lidar tanto com os cuidados práticos e infraestrutura quanto com os aspectos emocionais envolvidos.

Se esse é o cenário pelo qual está vivendo, pesquise sobre a doença, busque informações com profissionais e outros familiares que já convivem com essa realidade e considere a possibilidade de procurar uma Casa de Repouso para receber o suporte adequado.

Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para Idosos, uma casa de repouso ou um lar para Idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress