Quais são os primeiros sintomas do Alzheimer?

Você sabia que cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% das com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma do Alzheimer? Essa doença, conhecida por deteriorar gradualmente as funções cerebrais e, portanto, reduzir células e conexões nervosas, tende a passar despercebida devido à semelhança dos sintomas característicos de outras enfermidades. Pensando nisso, a SeniorOnline apresenta neste artigo quais são os primeiros sintomas do Alzheimer. Confira a seguir e comece a observar os sinais!

Sintomas do Alzheimer

O Alzheimer costuma evoluir lentamente e seus sintomas podem ser divididos em quatro estágios:

Estágio 1 – Forma inicial

Os primeiros sintomas do Alzheimer envolvem alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais. É o estágio no qual a pessoa passa a repetir perguntas e velhas histórias, deixa de pagar contas diárias ou de reconhecer locais que antes lhe era tão comum, como aquela padaria que frequenta há décadas.

Estágio 2 – Forma moderada

Num segundo momento, pode haver dificuldade para falar, realizar tarefas simples, como se vestir ou cozinhar, e coordenar movimentos. Além disso, a perda de memória começa a ser mais acentuada e a pessoa pode ter dificuldade para ler e escrever e, ainda, iniciar quadros de agitação e até insônia.

Estágio 3 – Forma grave

Com o avançar da doença, os sintomas do Alzheimer evoluem a ponto de a pessoa passar a ter resistência para executar as tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal, bem como dificuldade para comer e deficiência motora podem fazer o idoso precisar de ajuda de terceiros.

Estágio 4 – Avançado

No último estágio, a pessoa tende a ficar restrita ao leito, precisando de atenção 24h por dia. A ingestão de comida se torna algo doloroso e o silêncio uma característica predominante.

Atendimento para Idosos de Alta Dependência

O cuidado com pacientes em estágios avançados do Alzheimer é uma tarefa complexa e desgastante, pois exige dos familiares paciência e perseverança para se adaptarem à nova realidade, além de diversos procedimentos diários para garantirem o bem-estar do ente querido.

Por dispor de profissionais especializados e multidisciplinares, equipamentos clínicos modernos e atividades para promover a socialização, uma Casa de Repouso se torna uma escolha a ser considerada não apenas visando à qualidade de vida do paciente, mas também dos familiares.

Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para Idosos, uma casa de repouso ou um lar para Idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress