Pós-Operatório de Fratura de Fêmur em Idoso!

Diversos fatores podem aumentar o risco de o público idoso sofrer quedas e ter fraturas, entre eles estão a fragilidade óssea, a perda de equilíbrio ou força e a dificuldade para enxergar. Romper o fêmur, isto é, o osso da coxa que se articula com o quadril e os ossos da canela, é uma das fraturas que mais preocupam em pessoas da terceira idade, pois há também a possibilidade de comprometimento permanente da capacidade de andar.

Ao quebrar o fêmur a pessoa precisa ficar sem pisar o pé no chão e dependendo das condições pode perder a capacidade de marcha para sempre, acarretando em outras complicações decorrentes da diminuição da mobilidade, como trombose venosa, problemas pulmonares e infecção urinária. Por isso, quando se fala em fratura de fêmur em idoso, o foco principal deve ser restaurar sua mobilidade o mais rápido possível, sendo, muitas vezes, a cirurgia a melhor alternativa.

A recuperação da cirurgia de fêmur em idoso demanda cuidados específicos e visa, em especial, melhorar a funcionalidade e o ganho de independência, além de colaborar na prevenção de novos incidentes.

O objetivo principal da cirurgia para o tratamento de fratura de fêmur em idosos é devolver a qualidade de vida aos pacientes, por isso, tem como foco eliminar a dor e permitir a realização de movimentos habituais. Para alcançar esse estágio de o paciente ser capaz de se levantar e se locomover o mais rapidamente possível, no entanto, a recuperação da cirurgia de fêmur em idoso envolve a prática de exercícios desde o primeiro dia.

Normalmente, a alta ortopédica acontece no momento em que o paciente consegue ficar em pé sozinho, sem tonturas ou indisposições. A partir disso, o idoso é encaminhado para casa, onde deverá prosseguir com a fisioterapia de 2 a 3 vezes por semana. Leva cerca de 2 meses para uma completa cicatrização da área tratada e durante esse período é natural que o idoso fique incapaz de realizar totalmente as atividades do cotidiano. Por esse motivo, é fundamental que os familiares estejam preparados para ajudar em tempo integral ou procurar auxílio profissional.

Esses cuidados pós-operatórios são determinantes neste momento não apenas por auxiliar a recuperação da lesão, mas, principalmente, evitar aquelas complicações que comentamos há pouco. Claro que os profissionais responsáveis por promover bem-estar, resgatar a autoestima e melhorar a qualidade de vida do idoso, bem como trazer mais segurança e tranquilidade ao familiar, aplicarão seus conhecimentos de acordo com a necessidade de cada paciente, porém, é imprescindível enfatizar técnicas respiratórias, transferências e tomadas de peso, mobilizações passivas, exercícios ativos-assistidos e metabólicos, além de treino de equilíbrio e de uso de muletas.

Superado o período pós-cirúrgico do idoso com fratura de fêmur?

Ótimo! O próximo passo é a prevenção para evitar que novos episódios de queda ocorram. Prevenir quedas a longo prazo significa, primeiramente, controlar doenças clínicas crônicas, priorizando hábitos de vida saudável baseados em boa alimentação e atividades físicas, de acordo com as limitações e necessidades do idoso.

Além disso, vale chamar a atenção para os fatores ambientais responsáveis por favorecer quedas no domicílio, a exemplo de pisos desnivelados, objetos no chão, presença de animais, calçados sem solados antiderrapantes e até altura inadequada da cadeira ou ausência de apoio para auxílio ao levantar e sentar.

Que tal saber mais sobre a recuperação de cirurgia em idosos? Os artigos abaixo também podem interessar. Confira!

Recuperação de Cirurgia: o idoso passou por uma cirurgia, e agora?
Cuidados e Tratamento Pós-Operatório de Idosos
Casa de Repouso para Cuidados Pós-Operatórios de Idosos em Curitiba

E lembre-se: você não precisa enfrentar o desafio de cuidar de idosos em recuperação cirúrgica sozinho. Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar superar esse momento com o suporte 24h de equipes multidisciplinares!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para idosos, uma casa de repouso ou um lar para idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita ou entre em contato conosco. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress