O que é demência e como ela atinge os idosos?

Segundo pesquisa realizada em 2020 pela FGV, 10,53% da população brasileira têm 65 anos ou mais. Comparado ao número de pessoas com a mesma faixa etária em 2012, o aumento foi de 20%, quando a proporção de idosos era de 8,8%. Em meio ao aumento na expectativa de vida da população, cresce também o número de casos de doenças típicas dessa faixa etária, como a demência. Mas você saberia dizer o que é demência e como ela atinge os idosos? Vamos conferir hoje!

Afinal, o que é demência e quais são as principais causas?

A palavra demência define quadros associados à perda das capacidades cognitivas, isto é, comprometimento de funções cerebrais, que incluem percepção, atenção, raciocínio, tomadas de decisão, linguagem e, principalmente, memória. Outras características podem aparecer com o avançar da doença, como mudança no comportamento e na personalidade e perda da capacidade de realizar atividades corriqueiras.

Várias condições podem causar demência, como Doença de Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais (derrames), traumatismos que lesionam o cérebro, hidrocefalia, hipotireoidismo, deficiência de vitamina B12 e outras. Além desses fatores, uso de drogas e álcool, depressão, infecções como AIDS e sífilis e o próprio envelhecimento natural do organismo figuram entre as possíveis causas.

Talvez você não saiba, mas há diferentes tipos de demência…

As demências podem ser reversíveis ou irreversíveis, sendo estas últimas também chamadas de degenerativas. As demências do tipo reversível, são aquelas que, embora causem danos ao cérebro, podem ter seus sintomas revertidos. Em geral, essas são as decorrentes de tumores cerebrais, deficiência de vitamina B12, entre outras. Já as demências irreversíveis, são progressivas e os danos causados não podem ser interrompidos ou revertidos. Fazem parte desse grupo a Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Demência Vascular e Demência Frontotemporal, por exemplo.

Meu familiar está com perda de memória, será que é um sinal de alerta? Quando procurar um médico?

Perda da memória, confusão e desorientação; dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal, tomar decisões e/ou reconhecer familiares e amigos; esquecimento de fatos comuns como o ano em que estão; alteração da personalidade e do senso crítico; falta de apetite, perda de peso, incontinência urinária e fecal; perda da orientação em ambientes conhecidos; movimentos e fala repetitivos; dificuldade em dirigir, fazer compras sozinho, cozinhar e realizar os cuidados pessoais. Todos esses são sinais de alerta e merecem a atenção de um profissional para realizar o diagnóstico correto da condição do idoso.

Aliás, os familiares têm uma importante missão de ajudar a identificar o quadro ao observar as mudanças comportamentais e colaborar com o tratamento. Entre as recomendações para lidar com a situação no dia a dia estão manter ao máximo a rotina diária, não modificar bruscamente o ambiente em que a pessoa vive, expor o paciente à luz solar no período da manhã, além de estimular a prática de caminhadas e atividade física.

#SaibaMais > Para os familiares, cuidar de pessoa com demência senil não costuma ser algo fácil. Se essa tem sido a sua realidade, não deixe de conferir um outro artigo no qual trazemos dicas importantes para lidar com essa condição.

Como uma casa de repouso pode ajudar nos cuidados de um idoso com demência?

As casas de repouso dispõem de profissionais multidisciplinares para proporcionar um cuidado integral ao idoso. Entre as especialidades estão psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, geriatras e enfermeiros, que em conjunto, trabalharão para melhorar a qualidade de vida do idoso e estimular as funções cognitivas de diferentes maneiras para retardar o avanço da demência. As atividades de socialização, como musicoterapia e pintura também podem beneficiar neste momento.

Você não precisa enfrentar o desafio de cuidar de idosos com demência sozinho(a). Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para Idosos, uma casa de repouso ou um lar para Idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita ou entre em contato conosco. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress