07 dúvidas frequentes sobre Lar para Idosos!

Quem acompanha esse blog já deve ter percebido que vira e mexe reforçamos a compreensão e o entendimento em relação às dificuldades, especialmente emocionais, no que se refere à decisão de colocar o familiar em um Lar para Idosos. Isso porque, o sentimento de estar abandonando, assim como o receio das críticas da sociedade, muitas vezes colocam em xeque se o melhor ao idoso é de fato estar longe dos familiares. Foi pensando em todo esse contexto que selecionamos as 07 dúvidas mais frequentes sobre Lar para Idosos. A ideia é ajudar a todos os familiares a tomarem uma decisão segura. Interessado? Então não perca o artigo de hoje!

01. Quem deve tomar a decisão de internar uma pessoa em uma clínica de repouso?

Desenvolvemos um outro artigo para explicar detalhadamente essa questão, mas, em resumo, o ideal é que a decisão seja tomada em conjunto entre os familiares e a pessoa idosa, oferecendo a este, a possibilidade de opinar. Nos casos em que o idoso já não possui condições clínicas para avaliar, essa tarefa cabe exclusivamente à família.

02. Um familiar idoso será melhor cuidado em um Lar para Idosos ou em casa?

Essa resposta depende de uma série de fatores, mas um dos principais diferenciais de um Lar para Idosos é, sem dúvida, a disponibilidade de uma equipe multidisciplinar à disposição para oferecer todo o atendimento necessário, de acordo com as condições e necessidades individuais. Além disso, também podemos destacar a infraestrutura e os equipamentos pensados exclusivamente nesse público.

03. Quanto custa um Lar para Idosos?

Você pode compreender em detalhes quanto custa um Lar para Idosos acessando esse outro artigo aqui, no entanto, já vamos adiantar que há opções para atender às mais diversas necessidades e bolsos. Para ter uma ideia mais precisa, também é possível aplicar os critérios desejados no filtro disponível na plataforma da SeniorOnline e conferir as Casas de Repouso mais compatíveis com seu interesse.

04. O idoso se sente mais seguro em um Lar para Idosos ou em Casa?

Claro que essa resposta é relativa, mas se parar para pensar que Casas de Repouso são especializadas nos cuidados específicos dos idosos e oferecem inúmeras atividades para estimular o funcionamento físico e cognitivo de maneira profissional, fica fácil perceber que há grandes chances de o seu ente querido se sentir seguro nesses ambientes, concorda? O importante nesse caso é escolher um lar que corresponda às expectativas.

05. Como a família pode contribuir para uma melhor adaptação do idoso?

A família realmente tem um papel fundamental na adaptação do idoso ao novo lar. Para facilitar esse processo, envolva o idoso na escolha do lar e nos preparativos da mudança; informe à equipe do lar quais são as suas preferências e limitações; e acompanhe o familiar de perto, mantendo uma comunicação frequente.

06. Quais as perguntas-chave que a família deve fazer ao visitar as Casas de Repouso?

As principais perguntas são: Quais especialidades compõem o quadro técnico da clínica? Quantos profissionais por idoso são oferecidos? Como são as refeições? Qual a rotina proposta ao idoso? Quais são as atividades oferecidas e com que frequência? Como é realizada a avaliação clínica? Em caso de emergências, qual suporte oferecido pela clínica? A clínica possui convênios com quais tipos de serviços?

07. Quais detalhes devem ser observados durante as visitas às instalações?

Visitar as instituições antes de escolher onde levar o seu familiar é uma das dicas mais preciosas que podemos dar. Nessa ocasião, avalie algumas questões, como limpeza dos ambientes comuns e da acomodação, se as instalações seguem normas de acessibilidade (barras de apoio e pisos antiderrapantes, por exemplo), a aparência dos hóspedes no que diz respeito aos cuidados pessoais, além da disponibilidade de profissionais capacitados. Aproveite a visita para conversar com idosos e familiares para obter mais informações.

Suas dúvidas foram respondidas e você deseja iniciar as buscas? Então saiba que não é preciso enfrentar o desafio de encontrar um lar para idosos sozinho. Conte com a plataforma gratuita da SeniorOnline para economizar tempo e pesquisar com segurança o local mais adequado. Nosso propósito é ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para idosos, uma casa de repouso ou um lar para idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar.

plugins premium WordPress