Entenda o custo x benefício de um Lar para Idosos!

Não tem como negar, a rotina de muitas famílias brasileiras é uma verdadeira correria. São, no mínimo, oito horas de trabalho, mais um longo tempo gasto com deslocamento, idas à escola para deixar as crianças, cuidados com alimentação e higiene da casa, além de inúmeras outras atividades que recheiam o dia de tantas pessoas.

Com todo esse corre-corre, dar a devida atenção, cuidado e amor a uma pessoa idosa se torna extremamente difícil, tendo em vista as necessidades especiais que muitos idosos exigem a partir de certo momento da vida. É aí que surge a pergunta: vale a pena optar por um Lar para Idosos? Para solucionar essa dúvida, hoje elencamos alguns aspectos que ajudarão a entender o custo x benefício desse tipo de serviço.

Antes de considerar o cenário de o familiar ser atendido por um Lar para Idosos, é comum avaliar também a possibilidade de contratar um cuidador ou empresas de home care. Por esse motivo, vamos começar analisando o custo x benefício desses contextos, certo?

Ao contratar um cuidador, é preciso considerar que a remuneração desse profissional inclui diversos direitos, como horas extras, adicional noturno, férias, vale transporte e alimentação. Outro aspecto importante é a questão da carga horária. Por ser inviável uma única pessoa garantir assistência total por 24 horas, são necessários cerca de quatro profissionais para revezar os turnos, bem como uma equipe multidisciplinar com geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, entre outras especialidades, para oferecer atendimento integral periodicamente. Nessa modalidade, os familiares precisam dispor de toda a infraestrutura para possibilitar os cuidados em casa.

No caso do home care ocorre a contratação de uma empresa especializada em oferecer serviços na área da saúde com a disponibilização de profissionais em domicílio. Esse tipo de serviço tem a vantagem de não haver vínculo trabalhista, porém também costuma ser dispendioso. Outro fator que pesa nesse formato é em relação à rotatividade de funcionários, que certamente desgasta a família e a rotina do próprio idoso. Essa é, inclusive, uma questão delicada, afinal, após a mudança, reinicia todo um trabalho de alinhar expectativas e conquistar a confiança.

E no caso do Lar para Idosos, como é o custo x benefício?

Atualmente, há uma grande variedade de Lar para Idosos disponíveis para atender às mais diversas necessidades e bolsos. Entre as vantagens dessa modalidade está o fato de os familiares não precisarem se preocupar com estrutura, equipamentos ou mesmo acessibilidade do ambiente, pois os lares já são adaptados para prestar uma espécie de serviço de hotelaria assistida por uma equipe de saúde especializada no cuidado ao idoso. As casas costumam dispor, ainda, de serviço de lavanderia, alimentação balanceada e atividades para estímulo do corpo e da mente. Esses locais também estão aptos a atender idosos em diversas condições, envolvendo fraturas, Doença de Alzheimer, sequelas e recuperação de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou uso de traqueostomia, por exemplo.

O cuidado do idoso não está fácil e você precisa de ajuda?

Conte com a plataforma gratuita da SeniorOnline para economizar tempo e pesquisar com segurança o local mais adequado. Nosso propósito é ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para idosos, uma casa de repouso ou um lar para idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar.

plugins premium WordPress