Em quais situações uma Casa de Repouso é indicada?

Dificuldade para idosos realizarem tarefas simples podem ser o indício de que é o momento; é importante lembrar que lares não são indicados apenas para casos de alto nível de dependência


Optar por uma casa de repouso não é uma decisão fácil. Além de estar atento a diversos fatores que tornem a moradia confortável, é comum que as famílias tenham dúvidas de quando procurar um lar para idosos.

A verdade é que não existe um momento ideal, mas algumas situações podem contribuir para que a decisão seja tomada de forma tranquila e segura. Por exemplo, se o idoso apresenta dificuldades na realização de tarefas simples do dia a dia, como tomar banho, ir ao banheiro e comer sozinho, ou possui alguma doença degenerativa, como o Alzheimer, podem ser indícios de que casas de repouso são uma boa opção. 

Isso porque os asilos, como também são chamados, oferecem monitoramento 24h, com equipes de cuidadores e de profissionais da saúde. Assim, além de terem acompanhamento contínuo, os idosos também são submetidos a atividades que os estimulem fisicamente e mentalmente, com terapias ocupacionais, jogos e pequenas caminhadas.

Solidão e qualidade de vida

Por outro lado, é importante ressaltar que as casas de repouso não são destinadas apenas a quem tem alguma dependência física, muito pelo contrário: quando o companheiro ou companheira já faleceu e o idoso mora sozinho, os lares também surgem como alternativa para espantar a solidão, uma vez que têm um convívio diário com outras pessoas da mesma idade.

plugins premium WordPress