Cuidados e Tratamento Pós-Operatório de Idosos!

Apesar dos riscos, procedimentos cirúrgicos desenvolvidos com prontidão em idosos têm efeito positivo na evolução do quadro e por esse motivo permanecem sendo a melhor alternativa em muitos casos. A atenção a pacientes idosos submetidos à cirurgia, entretanto, costuma ser redobrada devido aos inúmeros riscos decorrentes do período elevado de imobilidade, como complicações cardiológicas e respiratórias, trombose venosa, embolia pulmonar e infecção urinária. Mas o que dizer sobre cuidados e tratamento pós-operatório de idosos?

Pacientes de idade avançada podem precisar de um período de reabilitação variável e, na maioria das vezes, a atenção de uma equipe multidisciplinar em casa de repouso ou em clínicas especializadas capazes de promover a qualidade de vida do paciente em diferentes aspectos.

Dependendo do tipo de cirurgia e do estado de saúde, o cuidado pós-operatório precisa ser feito com a parceria entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Essa visão global e integral do paciente, certamente, favorecerá o restabelecimento das capacidades físicas e mentais do idoso recém-operado. Uma equipe complementar assim também propicia maior segurança e confiança aos familiares, que saberão exatamente como proceder em cada caso.

Aliás, os familiares têm papel importantíssimo nesse momento de reabilitação e por isso é fundamental que esteja bem orientado. Para se ter uma ideia, não é incomum que o idoso apresente episódios de delírio pós-operatório em função, entre outros fatores, do uso de determinados medicamentos, desequilíbrios eletrolíticos e/ ou desidratação, anemia, pneumonia ou infecção urinária. Essa condição pode assustar muitas pessoas, mas saiba que, em geral, este tipo de delírio é reversível assim que as causas são eliminadas. Há, ainda, outras questões nas quais os familiares devem ter conhecimento.

(1) Recuperação física: independentemente de se tratar de uma cirurgia ortopédica ou não, o estímulo a atividades físicas e respiratórias é essencial no processo de reabilitação de idosos, afinal, a imobilidade prolongada no leito pode ocasionar uma série de problemas, inclusive a perda de massa muscular e o aumento dos riscos de futuras lesões.

(2) Outros cuidados: o controle de dores relacionadas à cirurgia deve ser realizado com analgésicos e anti-inflamatórios, conforme orientação médica. De maneira complementar, o período pós-cirúrgico de idosos também exige cuidados em relação à função intestinal, retenção urinária e alimentação. Além disso, o idoso precisará de atenção no que diz respeito aos curativos, realizando a higienização necessária e avaliando constantemente sinais de infecção.

Quer saber mais sobre cuidados e tratamentos pós-operatórios de idosos? Os artigos abaixo também podem interessar. Confira!

Recuperação de Cirurgia: o idoso passou por uma cirurgia, e agora?
Pós-Operatório de Fratura de Fêmur em Idoso
Casa de Repouso para Cuidados Pós-Operatórios de Idosos em Curitiba

Você não precisa enfrentar o desafio de cuidar de idosos em recuperação cirúrgica sozinho. Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar superar esse momento com o suporte 24h de equipes multidisciplinares!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para idosos, uma casa de repouso ou um lar para idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita ou entre em contato conosco. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress