Cuidador ou Casa de repouso: como escolher a melhor opção para o idoso acamado?

Com o avançar da idade e o surgimento de algumas doenças e condições específicas que comprometem a independência física e a cognição (funções cerebrais), a pessoa idosa passa a exigir cuidado especial e integral. Lidar com essa situação e assumir a responsabilidade de promover uma boa qualidade de vida ao ente querido é um trabalho árduo, afinal, além de carinho e atenção, o idoso acamado necessita de cuidados profissionais e multidisciplinares.

Em situações como essas, é comum ter dúvidas sobre qual a melhor opção: manter o idoso acamado no ambiente domiciliar com um cuidador ou contar com casa de repouso? É justo com o idoso mantê-lo em casa? Ou seria desumano colocá-lo numa instituição? Eu não estaria abandonando o meu familiar? Qual o custo de cada uma das opções? Como conseguir bons profissionais?

O que é melhor para o idoso acamado: Cuidador ou Casa de repouso?

Ainda hoje, o tema envolve questões de valores morais, como sentimento de culpa e abandono. Todavia, longe de qualquer preocupação de julgamento moral, para escolher entre a permanência de um idoso em domicílio com o suporte de um cuidador ou a ida a uma casa de repouso, diversos fatores devem ser avaliados.

Nos casos em que a pessoa idosa acamada está lúcida e em condições de decidir, cabe a ela mesma o poder de escolher qual a melhor alternativa para o cuidado. Agora, quando a capacidade funcional começa a se deteriorar de forma mais acentuada e o idoso se torna dependente de outra pessoa para a realização de atividades cotidianas, como alimentação, higiene pessoal e locomoção, a família precisa considerar as possibilidades.

Há familiares que possuem estrutura e recurso financeiro para gerenciar a prestação de cuidados domiciliares com empresas de Home Care ou cuidadores profissionais, garantindo, dessa forma, toda assistência e ambiente necessários para acompanhar o idoso acamado com segurança. Em outros contextos, os familiares não possuem condições, estrutura e disponibilidade de tempo para atender adequadamente aos idosos totalmente dependentes.

A sobrecarga de trabalho e o estresse (físico e emocional) também devem ser considerados, haja vista que nem todas as pessoas apresentam perfil, aptidão e conhecimento para lidar com situações similares e, como consequência, por mais boa vontade que exista, pode levar a uma assistência insuficiente ao idoso.

Cuidador vs Casa de repouso

O cuidador atua como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde, assumindo a responsabilidade de auxiliar nos cuidados de higiene e alimentação, estimular atividades de lazer, realizar mudanças de posições na cama e na cadeira e, ainda, administrar medicações, conforme prescrição médica.

Optar por um cuidador de idosos por 24 horas, no entanto, exige planejamento, pois para cobrir essa carga horária, são necessários ao menos quatro profissionais intercalando entre os períodos do dia/noite, finais de semana e feriados. Sem falar que imprevistos ocorrem e, de última hora, pode ser preciso buscar um profissional substituto. Além desse aspecto, deve-se considerar que a convivência do idoso acamado pode ficar restrita aos profissionais e familiares, sendo necessário atentar-se ao comprometimento de sua sociabilização.

As casas de repouso, por outro lado, tendem a disponibilizar uma infraestrutura completa para garantir conforto, segurança e atendimento especializado ao idoso acamado. Em geral, os ambientes contam com piso antiderrapante, corrimão, camas com proteção antiqueda, banheiros com seguradores, climatização especial, atividades para estímulo ao convívio social, dieta balanceada, assistência 24h e profissionais multidisciplinares.

Você não precisa enfrentar o desafio de cuidar de idosos acamados sozinho(a). Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para Idosos, uma casa de repouso ou um lar para Idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita ou entre em contato conosco. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress