Conheça 05 fatores de risco do AVC, e como evitar!

Em outro artigo, o time da SeniorOnline já apresentou detalhes e dados preocupantes sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), portanto, se ainda não sabe muito bem o que é ou tem dúvidas quanto ao assunto, corre lá para conferir. Hoje, o objetivo é elucidar os principais fatores de risco do AVC e compartilhar mudanças de hábitos que podem ajudar a driblar a doença. Acompanhe!

#Estresse

O AVC pode ocorrer em qualquer idade, porém, mais recentemente, têm-se observado um aumento expressivo no número de jovens acometidos pela doença. Um dos fatores de risco que podem ajudar a explicar esse dado é justamente o estresse ou transtornos de ansiedade e depressão. Dica SeniorOnline! Reserve momentos ao longo do dia para fazer atividades que gerem alegria e aposte em técnicas como meditação.

#Tabagismo

Além de causar uma série de outras doenças, o tabagismo está diretamente relacionado ao risco para AVC, pois as substâncias químicas do cigarro passam dos pulmões para a corrente sanguínea e circulam pelo corpo, comprometendo todo o sistema circulatório.

#Doenças vasculares prévias

Pessoas que já tiveram AVC (ainda que um princípio) ou outra doença vascular, têm maior probabilidade de desenvolver um AVC. Dica SeniorOnline! Faça checkups periódicos e siga rigorosamente o tratamento indicado.

#Álcool e drogas

Consumir bebidas alcoólicas de modo rotineiro e excessivo leva à hipertensão e níveis inadequados de colesterol no sangue. O uso de drogas, por sua vez, pode gerar lesão arterial e picos hipertensivos, potencializando os riscos de desenvolver um AVC.

#Hipertensão

Quando muito elevada, a pressão arterial (pressão nas artérias que levam o sangue do coração para o resto do corpo) é capaz de lesionar os vasos sanguíneos do cérebro e provocar um AVC. Dica SeniorOnline! Não exagere no sal, consuma vegetais, acompanhe a pressão e, quando prescrito, use corretamente os medicamentos.

#Doenças do coração

As doenças do coração, especialmente as arritmias (batimentos cardíacos desregulados), facilitam a formação de coágulos sanguíneos no coração, podendo passar pela circulação até chegar aos vasos do cérebro. Como consequência, reduz o fluxo sanguíneo e causa o AVC. Infarto e Doença de Chagas também são exemplos de doenças do coração que aumentam o risco do derrame.

#Sedentarismo

O sedentarismo corrobora para o aumento de peso e acometimento de inúmeras doenças, como hipertensão, diabetes e colesterol alto. Em conjunto, esses aspectos caracterizam risco para AVC. Dica SeniorOnline! Escolha uma atividade física que lhe dê prazer, busque orientações de educadores físicos e prefira uma dieta equilibrada.

Previna-se!

A prevenção é sempre a melhor alternativa quando o assunto é saúde. No caso do AVC, estima-se que 80% das evidências poderiam ter sido evitadas com o adequado controle dos fatores de risco. Mas, se ele ocorrer, saiba que, com o auxílio de profissionais tecnicamente preparados para lidar com a situação, há opções de tratamento e reabilitação voltados para minimizar eventuais sequelas.

Em se tratando de idoso, inúmeras Casas de Repouso oferecem cuidados específicos para a recuperação de pacientes que sofreram AVC. Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar.

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para Idosos, uma casa de repouso ou um lar para Idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita ou entre em contato conosco. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress