Como saber se uma casa de repouso é confiável?

Como saber se uma casa de repouso é confiável?
24 de março de 2020 Senior Online
Em Casas de Repouso, SeniorOnline

Além de ter a documentação exigida em dia, é importante verificar se o lar atende às normas de equipe e infraestrutura


Você sabia que, no Brasil, as casas de repouso também possuem uma legislação própria? Isso pode até parecer simples, mas infelizmente algumas instituições não seguem as normas de regulamentação, definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, no momento da escolha de um lar, é preciso estar atento às condições legais do atendimento. 

 

Em primeiro lugar, deve-se verificar o cadastro da instituição e se possui licença de funcionamento na Vigilância Sanitária do município em questão. Além disso, é importante observar se dispõe de outros documentos vigentes, como Alvará de Localização, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Conselho Municipal.

 

Em relação à estrutura física, certifique-se que o local é seguro: corrimãos em áreas com escada e corredores, barras de proteção em banheiros e telas de segurança nas janelas são fundamentais para evitar quedas. Além disso, observar pequenos sinais, como mofo nas paredes, limpeza dos ambientes e roupas de cama podem indicar se o local possui manutenção regular. Já para serviços de alimentação, é importante que as casas de repouso ofereçam acompanhamento de um nutricionista e pelo menos seis refeições diárias. 

 

A Anvisa também determina o número correto de cuidadores: em casas onde os idosos apresentam maior grau de dependência, por exemplo, a determinação prevê um profissional a cada seis residentes.

 

O agendamento de visitas deve ser livre. Por isso, sempre que estiver presente em lares, aproveite para averiguar se as obrigações estão sendo seguidas. Além disso, antes de definir qual será a casa de repouso escolhida, é importante firmar um contrato com todas as informações de serviços prestados pela instituição.

 

Plataformas auxiliam a procura

Sites de busca podem ser ótimas ferramentas para encontrar a melhor moradia. A plataforma da SeniorOnline, por exemplo, disponibiliza, gratuitamente, informações como custo, localização, qualificações, entre outros.

 

Além disso, todas as casas de repouso, lares ou asilos cadastrados no site já passaram por uma avaliação legal prévia, ou seja, são instituições que possuem todos os documentos vigentes. Assim, após a pesquisa, você pode escolher quais lugares deseja fazer uma visita, tranquilo de que a moradia já está regulamentada.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*