Além de ter a documentação exigida em dia, é importante verificar se o lar atende às normas de equipe e infraestrutura
Você sabia que, no Brasil, as casas de repouso também possuem uma legislação própria? Isso pode até parecer simples, mas infelizmente algumas instituições não seguem as normas de regulamentação, definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, no momento da escolha de um lar, é preciso estar atento às condições legais do atendimento.
Em primeiro lugar, deve-se verificar o cadastro da instituição e se possui licença de funcionamento na Vigilância Sanitária do município em questão. Além disso, é importante observar se dispõe de outros documentos vigentes, como Alvará de Localização, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Conselho Municipal.
Em relação à estrutura física, certifique-se que o local é seguro: corrimãos em áreas com escada e corredores, barras de proteção em banheiros e telas de segurança nas janelas são fundamentais para evitar quedas. Além disso, observar pequenos sinais, como mofo nas paredes, limpeza dos ambientes e roupas de cama podem indicar se o local possui manutenção regular. Já para serviços de alimentação, é importante que as casas de repouso ofereçam acompanhamento de um nutricionista e pelo menos seis refeições diárias.