Como saber se a Casa de Repouso é a melhor opção para um idoso?

A decisão de colocar um ente querido numa casa de repouso ainda gera dúvidas e incertezas em muitas pessoas, especialmente devido ao preconceito que existe acerca do tema. Por isso, não é difícil encontrar famílias que mantêm o idoso em casa mesmo sem o entendimento técnico e as condições necessárias para proporcionar uma qualidade de vida ideal nesse momento da vida.

O assunto precisa ser cada vez mais colocado em pauta, afinal, o contexto dos lares tem mudado bastante nos últimos anos: as famílias estão com menos tempo e morando mais distantes umas das outras; e as mulheres, tradicionalmente mais disponíveis no passado para serem as principais cuidadoras, assumem novos papéis ao se dedicarem às suas carreiras.

Assim, há diversos fatores a serem analisados para compreender quem ficará responsável por cuidar do idoso de modo que este possa ter um atendimento compatível com as suas limitações. Claro que, com exceção de cirurgias e doenças inesperadas que exigem medidas extremas, essa não é uma decisão a ser tomada de última hora. O idoso costuma manifestar os sinais de que precisa de maior acompanhamento lentamente, proporcionando tempo para avaliar as possibilidades, bem como os seus prós e contras.

Nesse meio tempo, o importante é ter uma conversa franca com o idoso, analisar a disponibilidade dos familiares e buscar informações para entender como seria esse cuidado diário, envolvendo alimentação, medicação, atividades físicas e tantas outras atividades exigidas para melhorar o bem-estar da pessoa. A questão psicológica de todos também deve ser considerada, inclusive do cuidador, que precisa ter tranquilidade para lidar com os desafios sem sentir-se sobrecarregado.

Mas como saber se a Casa de Repouso é a melhor opção?

Para eleger a melhor opção, a principal dica que podemos dar é: pense qual é o cenário ideal para o idoso e para a família. Conforme mencionado, a escolha não deve ser apressada e o diálogo entre todos da família é essencial. Vale dizer que casa de repouso não é local de abandono. Mesmo que essa seja a alternativa mais adequada, os familiares continuam com a missão de acompanhar a evolução do idoso e fazer as visitas periódicas tão importantes para a boa saúde mental do seu ente querido.

Para ajudar na tomada de decisão, confira as dicas a seguir:

Como está a saúde do idoso? Há doenças crônicas ou sinais de demência? O idoso é capaz de se locomover sozinho e tem condições de realizar suas atividades básicas com independência e segurança? A situação exige uma equipe de profissionais multidisciplinares e especialista no cuidado ao idoso? É possível e viável adaptar a casa com equipamentos que evitem quedas ou acidentes? Há familiares com disponibilidade e preparo técnico e psicológico para cuidar do idoso?

Enfim, diversos aspectos ajudam a colocar na balança se a escolha mais acertada é manter o ente querido em casa ou levá-lo a uma casa de repouso. Isso porque, ao chegar em idades mais avançadas, muitas vezes, o idoso passa a apresentar novas necessidades e algumas atividades comumente realizadas se tornam impossíveis de serem realizadas sem suporte.

Durante esse processo de colocar os prós e contras na balança, lembre-se que ter uma vida social é importante para todos, inclusive aos idosos. Ficar em casa sozinho ao longo do dia enquanto os familiares precisam trabalhar não é algo saudável e pode até agravar a situação do idoso dependendo da condição. Olhando por essa perspectiva, estar numa casa de repouso, na companhia de outros colegas e com atividades elaboradas de acordo com as limitações de cada pessoa, sem dúvida é mais interessante. Lembre-se que mesmo na terceira idade, corpo e mente devem estar ativos e precisam ser sempre estimulados!

Conheça os aspectos que você precisa considerar antes de escolher um Lar para Idosos. Há diversas dicas que certamente ajudarão você e sua família a definir a instituição mais apropriada. Agora, se já concluíram que o ideal é levar o ente querido a uma Casa de Repouso, navegue pela plataforma da SeniorOnline. Nosso propósito é ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para idosos.

plugins premium WordPress