Descobrindo qual é a Casa de Repouso ideal? Como escolher?

Quando se decide colocar o idoso numa instituição de cuidados especializados, inicia-se uma segunda etapa importante: descobrir qual é a Casa de Repouso ideal. Isso porque, essa definição será fundamental para confortar o coração de todos os familiares que apoiaram a mudança do ente querido, mas sob a condição de realmente promover maior bem-estar e qualidade de vida. Se vocês estão nesse momento, é hora de anotar algumas dicas importantíssimas. Vamos lá!

01. Envolva o idoso na escolha do lar

Havendo essa possibilidade, a principal recomendação é que o idoso seja envolvido de maneira bem transparente e tenha a oportunidade de compartilhar suas preferências, afinal, será o seu futuro lar. O entendimento quanto às suas necessidades e desejos será o ponto de partida para a busca pela Casa de Repouso ideal.

02. Defina o orçamento disponível

Nesse momento, o objetivo é reunir todos os familiares envolvidos para estabelecer quanto cada um dispõe para contribuir com o pagamento das mensalidades da Casa de Repouso. Definir o valor nesta etapa inicial permitirá que a procura pelo lar seja mais rápida e assertiva.

03. Inicie as buscas pela Casa de Repouso ideal

Sabendo das necessidades do idoso e do orçamento máximo previsto, está muito mais fácil compreender quais serviços são indispensáveis na escolha. A partir de agora o foco deverá estar em pesquisar opções que se enquadrem nessa lógica de custo-benefício.

Dica! A procura por um lar pode se tornar desgastante devido ao volume de instituições existentes. Por isso, a sugestão aqui é aproveitar a estrutura da SeniorOnline e aplicar os seus critérios no filtro da plataforma para fazer pesquisas de maneira muito mais tranquila.

04. Pesquise a reputação das casas na internet

Encontrou as instituições com o perfil que procura? Ótimo! O próximo passo consiste em pesquisar a reputação das casas na internet e afunilar ainda mais as opções. Ao chegar numa quantidade razoável, inicie os contatos diretamente com as casas e visite-as.

05. Visite as Casas de Repouso

Outra recomendação importante que ajuda (e muito!) no processo de descobrir qual é a Casa de Repouso ideal para o idoso consiste em visitar pessoalmente as instituições. Nessa ocasião, avalie algumas questões, como limpeza dos ambientes comuns e da acomodação, se as instalações seguem normas de acessibilidade (barras de apoio e pisos antiderrapantes, por exemplo), a aparência dos hóspedes no que diz respeito aos cuidados pessoais, além da disponibilidade de profissionais capacitados. Aproveite a visita para conversar com idosos e familiares para obter informações adicionais.

Dica! Ao visitar as Casas de Repouso questione, por exemplo: Quais especialidades compõem o quadro técnico da clínica? Quantos profissionais por idoso são oferecidos? Como são as refeições? Qual a rotina proposta ao idoso? Quais são as atividades oferecidas e com que frequência? Como é realizada a avaliação clínica? Em caso de emergências, qual suporte oferecido pela clínica? A clínica possui convênios com quais tipos de serviços?

Pronto, concluídas todas essas etapas, muito provavelmente vocês já terão uma ideia clara sobre qual é a Casa de Repouso mais adequada ao idoso, pois terão orientado as pesquisas de forma bastante objetiva, considerando opções compatíveis com necessidade, orçamento e diferenciais desejados. Preparados para iniciar essa jornada? Então agora é com vocês!

plugins premium WordPress