Como funciona o serviço de uma casa de repouso?

Como funciona o serviço de uma casa de repouso?
15 de maio de 2020 SeniorOnline
Em Casas de Repouso, SeniorOnline

Com estrutura de hotel, hospital e clínica, os atendimentos em lares possuem uma atenção completa; estar atento às necessidades do idoso é o primeiro passo para a escolha

Saber qual casa de repouso é adequada às necessidades do idoso e da família é crucial para o bem-estar do familiar. Ao contrário do que muitos pensam, optar por um lar baseado apenas na localização ou acomodações não deve ser o primeiro passo.

“Essa busca tem que ser bilateral. Antes de tudo, a família deve entender o perfil do idoso e suas necessidades, carências, para depois procurar um perfil de instituição que se adeque a ele. Esse não deve ser um processo contrário, em que o idoso se adequa às casas,” afirma Paula Gomes Loyola, diretora da SeniorOnline, especialista em Gestão Geriátrica pela Business School Barcelona (EADA).

Com uma estrutura de hotel, hospital e clínica, os serviços das casas de repouso são divididos entre as três categorias: além do quarto, que pode ser privativo ou compartilhado, os moradores têm atendimento de limpeza, lavagem de roupas, refeições de acordo com a restrição alimentar de cada um e auxílio com medicamentos, banho e troca de fraldas. “Ele vai morar na casa, então tem uma atenção completa, com tudo o que precisa em um único lugar,” destaca.

Além disso, as casas podem possuir atendimento exclusivo por gênero — feminino ou masculino — ou então por grau de dependência. Para estes casos, por exemplo, os lares necessitam de maior estrutura, com camas hospitalares; aspirador de secreção; limpeza de traqueostomias para evitar obstrução; alimentação enteral (ingestão de forma especial, normalmente via sonda); e, muitas vezes, de equipes mais especializadas, com técnicos de enfermagem e enfermeiros.

Para atividades de lazer, os lares podem variar quanto a frequência e a diversidade dos exercícios. Ainda assim, é comum que as casas possuam, ao menos, musicoterapia, terapia ocupacional, arteterapia, fisioterapia. Em relação aos serviços médicos, também podem variar conforme o lar, utilizando atendimento pelo Sistema ÚNICO de Saúde (SUS), Ecco Salva da instituição, ou então o sistema próprio do idoso.

“É importante que, independentemente da casa, os critérios de busca da família sejam atendidos, e é justamente esse nosso objetivo com a Senior,” afirma a fundadora da startup. “Por isso, além de todos os aspectos mencionados, possibilitar que a família também olhe para a localização, viabilidade de visitas, tipo de acomodação, atividades e a questão financeira, já que é um compromisso a longo prazo. Assim, a família pode fazer uma escolha mais tranquila e segura para o idoso de forma simples e rápida”, conclui Paula.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*