Ainda que possuam um espaço maior de isolamento, lares devem redobrar medidas de limpeza de ambientes e funcionários
Lavar bem as mãos, utilizar álcool em geral e manter uma distância segura de outras pessoas são algumas das principais recomendações para evitar a transmissão do novo Covid-19. Por outro lado, quando se trata da população idosa, esses cuidados devem ser redobrados, e é o que as casas de repouso estão fazendo.
Isso porque as instituições querem evitar que aconteça o mesmo que na Europa, em que dezenas de idosos foram encontrados mortos em asilos da Espanha e França. Por isso, medidas como a higienização de ambientes, de funcionários e até mesmo o controle de visitas de familiares, estão ainda mais rígidos.
Ambiente
Em relação ao ambiente, a principal recomendação é manter os locais sempre abertos e arejados para que o ar circule. A tradicional limpeza com álcool 70% deve ser feita a cada duas horas em todas as superfícies, sem esquecer de corrimões, maçanetas, interfones, telefones e cadeiras. Além disso, os espaços externos podem ser grandes aliados nesse período, já que permitem uma separação maior entre os idosos.
Equipe e circulação geral
Neste caso, as medidas são ainda mais rigorosas. A entrada de fornecedores deve ser controlada, assim como de familiares e cuidadores particulares. Festas, eventos e outras atividades interativas como fisioterapia ou arteterapia devem ser canceladas temporariamente. Também vale lembrar da limpeza diária dos uniformes, já que as roupas podem ser potenciais transmissores de vírus.