Como evitar a transmissão de novo coronavírus em casas de repouso?

Como evitar a transmissão de novo coronavírus em casas de repouso?
28 de março de 2020 SeniorOnline

Ainda que possuam um espaço maior de isolamento, lares devem redobrar medidas de limpeza de ambientes e funcionários


Lavar bem as mãos, utilizar álcool em geral e manter uma distância segura de outras pessoas são algumas das principais recomendações para evitar a transmissão do novo Covid-19. Por outro lado, quando se trata da população idosa, esses cuidados devem ser redobrados, e é o que as casas de repouso estão fazendo.

Isso porque as instituições querem evitar que aconteça o mesmo que na Europa, em que dezenas de idosos foram encontrados mortos em asilos da Espanha e França. Por isso, medidas como a higienização de ambientes, de funcionários e até mesmo o controle de visitas de familiares, estão ainda mais rígidos.

 

Ambiente

Em relação ao ambiente, a principal recomendação é manter os locais sempre abertos e arejados para que o ar circule. A tradicional limpeza com álcool 70% deve ser feita a cada duas horas em todas as superfícies, sem esquecer de corrimões, maçanetas, interfones, telefones e cadeiras. Além disso, os espaços externos podem ser grandes aliados nesse período, já que permitem uma separação maior entre os idosos.

 

Equipe e circulação geral

Neste caso, as medidas são ainda mais rigorosas. A entrada de fornecedores deve ser controlada, assim como de familiares e cuidadores particulares. Festas, eventos e outras atividades interativas como fisioterapia ou arteterapia devem ser canceladas temporariamente. Também vale lembrar da limpeza diária dos uniformes, já que as roupas podem ser potenciais transmissores de vírus.

 

Em relação aos funcionários, a higiene pessoal é fundamental: lavagem das mãos, uso de álcool gel e outros equipamento como luvas, máscaras, aventais e gorro são indispensáveis, assim como a higienização de aparelhos celulares. Além disso, se possível, é importante que o transporte público seja evitado.

 

Atendimento aos idosos

É importante ressaltar que, ainda que sejam necessárias, o isolamento pode ocasionar em quadros de tristeza para os idosos. Por isso, antes que qualquer medida seja tomada, é preciso explicar a situação.

 

Para estes casos, a dica é realizar chamadas de vídeos com os familiares, assim como atividades de lazer, com filmes, pipocas e passeios no jardim, são algumas alternativas para atenuar o sofrimento e levar alegria.

 

1 Comentário

  1. Acredito que a maioria das casas de repouso já estejam com a estrutura adequada nesse momento, mas é um bom texto de referência.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*