Como cuidar de idoso com Demência Senil?

Segundo estudo do periódico Alzheimer Disease International, estima-se que o número de pessoas com Demência no mundo será superior a 35 milhões em 2050, daí a importância de ampliar o debate acerca do tema para facilitar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado e dessa maneira retardar ao máximo o progresso da doença, além de promover maior qualidade de vida ao idoso acometido. Mas não é só isso: aumentar a discussão sobre a demência também se faz necessária para dar um alento a muitos familiares que tardam para perceber as alterações e sofrem com a situação por desconhecerem os cuidados. Pensando nisso, relacionamos algumas estratégias para ajudar no cuidado ao idoso com demência senil e evitar situações estressantes.

A Demência Senil interfere no funcionamento diário do idoso, incluindo perda de memória, dificuldades de comunicação, mudança de personalidade e incapacidade para raciocinar.

Em estágios mais avançados, há comprometimento cognitivo severo, caracterizado por inabilidade para caminhar, dificuldade de deglutição, perda de apetite, perda de peso, incontinência fecal e urinária e até dependência completa para a realização de atividades das mais simples às mais complexas. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, seguida da Demência Vascular e da Demência Frontotemporal. Entretanto, independentemente da origem da demência, todas têm em comum aspectos fundamentais: são doenças crônicas, degenerativas, progressivas e, até o momento, sem cura.

Há algumas técnicas facilmente aplicáveis para facilitar a comunicação entre o idoso e os familiares. Vamos conferir!

  • Escolha palavras simples e sentenças curtas. Ex.: “Camisa branca ou azul?”.
  • Use um tom calmo e gentil, evitando gritos ou tentativas de corrigir e contrariar o paciente, como “Não é assim que se faz, já lhe disse!”. Lembre-se que a irritação e a agressividade são sintomas característicos da condição.
  • Não infantilize a fala, dizendo, por exemplo, “Quer uma comidinha?”.
  • Minimize distrações e barulho, como televisão ou conversas paralelas, para que a pessoas com demência senil possa se concentrar no que você está falando.
  • Quando realizadas questões, optar por aquelas cujas respostas são SIM ou NÃO.
  • Faça contato visual e chame a pessoa pelo nome enquanto conversam.
  • Forneça tempo suficiente para uma resposta.

Além dessas dicas, procure manter ao máximo a rotina diária e evite modificar bruscamente o ambiente em que a pessoa vive; exponha o idoso com demência à luz solar no período da manhã por pelo menos 60 minutos e, se possível, estimule a prática de caminhadas e atividade física, bem como o convívio com outras pessoas para promover a socialização. Hábitos saudáveis também são importantes. Portanto, aposte numa alimentação balanceada e incentive que o idoso pare de fumar, se for o caso.

Por fim, os familiares devem levar o idoso para ser acompanhado por um geriatra e neurologista. Paciência e amor, também podem fazer milagres para tornar o convívio e a relação mais leve. 🙂

Como uma casa de repouso pode ajudar nos cuidados de um idoso com demência?

As casas de repouso dispõem de profissionais multidisciplinares para proporcionar um cuidado integral ao idoso. Entre as especialidades estão psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, geriatras e enfermeiros, que em conjunto, trabalharão para melhorar a qualidade de vida do idoso e estimular as funções cognitivas de diferentes maneiras para retardar o avanço da demência. As atividades de socialização, como musicoterapia e pintura também podem beneficiar neste momento.

Você não precisa enfrentar o desafio de cuidar de idosos com demência sozinho(a). Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para Idosos, uma casa de repouso ou um lar para Idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Para obter mais informações, navegue pela nossa plataforma gratuita ou entre em contato conosco. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress