Casa de Repouso não é local de abandono: esclareça alguns mitos sobre o tema!

Casa de Repouso é comumente associada a abandono e maus tratos. Por isso, é tão frequente ouvir relatos de famílias que sofreram preconceito e duras críticas por hospedarem seus idosos em uma instituição de cuidado especializado. No entanto, é fundamental desmistificar crenças como essas, afinal, não é preciso realizar pesquisas profundas para ver quão benéfico pode ser uma casa de repouso especializada que ofereça toda a estrutura necessária para garantir bem-estar e saúde nesse momento importante da vida, especialmente se considerarmos que as famílias têm cada vez menos tempo para exercer esse papel de cuidador com qualidade.

Sabendo dessa realidade, listamos alguns mitos sobre as casas de repouso. Vamos lá:

  • Casa de Repouso é lugar de abandono

Absolutamente não! As Casas de Repouso atuam de maneira muito profissional com o intuito de promover um espaço de boa convivência, qualidade de vida e conforto aos hóspedes. Instituições assim oferecem tudo que é necessário para o idoso ter mais segurança e bem-estar no dia a dia, mesmo em casos de imprevistos com a saúde. Isso porque dispõem de um experiente corpo clínico de enfermeiros, geriatras, fisioterapeutas, nutricionistas, psiquiatras, entre outros profissionais que, juntos, empenham-se para promover um atendimento integral.

  • As Casas de Repouso não têm qualidade

Ao contrário disso, as instituições foram idealizadas para receber pessoas idosas com as mais diversas limitações e necessidades. Nesse sentido, contam com rampas de acesso, corrimãos, barras laterais de apoio, banheiros adaptados, quartos aconchegantes e, em alguns casos, até alas hospitalares. E mais, por contarem com nutricionistas, oferecem uma alimentação balanceada para atender às necessidades específicas de cada hóspede.

  • Lugar de idoso é sempre ao lado da família

Claro que manter a família reunida é sempre o melhor cenário, contudo, quando não há possibilidade de oferecer toda a atenção que o idoso merece, é fundamental buscar alternativas que garantam isso. Cuidar de um idoso não é uma atividade simples e exige preparo e conhecimento. O importante aqui é escolher a opção que proporcione maior atenção ao idoso e tranquilidade aos familiares.

  • Casas de Repouso são ambientes tristes

Em casas de repouso, os hóspedes se deparam com um ambiente extremamente agradável, bem como atividades de socialização e lazer. Além do contato diário com os profissionais das mais diversas especialidades, os hóspedes têm um ao outro para contar histórias do passado e construir novas memórias. E claro, as casas estão sempre de portas abertas para receber a visita dos familiares e, assim, alegrar ainda mais a vida de seus entes tão queridos.

  • Viu só quantos mitos ainda existem sobre as Casas de Repouso?

Vamos combinar, considerar uma casa de repouso que une estrutura, profissionalismo e socialização está longe de poder ser considerado um abandono. Mais do que isso, demonstra, muitas vezes, um gesto de amor e solidariedade por saber que há pessoas preparadas para atender o familiar idoso de maneira adequada. A dica aqui é pesquisar um lar confiável e com os serviços necessários. Por isso, confira neste outro artigo o que você precisa considerar antes de escolher um Lar para Idosos e aproveite a plataforma da SeniorOnline para encontrar o local ideal para o seu familiar de maneira segura!

plugins premium WordPress