Alzheimer exige cuidado profissional?

Segundo dados da Alzheimer’s Disease International (ADI), federação que reúne entidades de combate à doença de Alzheimer, a expectativa de vida mundial vem aumentando e com isso casos de demência devem aumentar em 278% até 2050. Ainda de acordo com essa fonte, o número de pessoas acometidas pelo Alzheimer pode atingir 82 milhões em todo mundo, em 2030.

Os dados impressionam e servem de alerta para indicar a importância de ampliar a exposição sobre o tema e os sintomas iniciais do Alzheimer. Em geral, o idoso e seus familiares demoram a perceber os primeiros sinais da doença e quando se dão conta da condição, a descoberta vem acompanhada de uma avalanche de dúvidas e sentimentos.

Uma das principais preocupações se refere justamente aos cuidados que um paciente com Alzheimer exige. Por se tratar de uma doença de caráter progressivo, conforme os sintomas evoluem, maior a complexidade dos cuidados e a necessidade de buscar o suporte de profissionais específicos para iniciar o tratamento priorizando a reabilitação física e do funcionamento do cérebro.

Como se não bastasse a própria doença já ser desafiadora para todos os envolvidos, em alguns casos, ainda podem ocorrer outras patologias e complicações derivadas, a exemplo de pneumonia, escaras, infecções, AVC, engasgos e outras. Daí a necessidade de contar com o acompanhamento de profissionais de diversas frentes, como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, entre outros.

Além da importância de ter o apoio de profissionais focados na melhora da qualidade de vida de pacientes com Alzheimer, esse apoio multidisciplinar ajuda a reduzir o desgaste dos familiares para lidar com a situação, haja vista se tratar de um momento bastante delicado.

Embora ainda cause polêmica, muitas vezes, o mais recomendado é contar com uma Casa de Repouso apta a cuidar de idosos com Alzheimer. Esse tipo de instituição costuma dispor não apenas de uma equipe médica qualificada, mas também infraestrutura necessária para agir nos diferentes níveis da doença. Com esse apoio, o paciente passa a ser tratado adequadamente e os familiares garantem a confiança de que seu ente está em boas mãos.

Conte com a SeniorOnline e encontre o lugar ideal para o seu familiar!

A SeniorOnline surgiu com o propósito de ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para Idosos, uma casa de repouso ou um lar para Idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar. Navegue pela nossa plataforma gratuita. Nossa prioridade é a qualidade da sua experiência ao longo desse processo!

plugins premium WordPress