05 coisas que você precisa considerar antes de escolher um Lar para Idosos!

Sem dúvida, o melhor lugar do mundo para o idoso seria ao lado de sua família, no entanto, muitas vezes, uma série de fatores podem inviabilizar essa alternativa, colocando os Lares para Idosos como opção mais adequada para garantir qualidade de vida, bem-estar e cuidados especializados.

Em cenários como esse, uma das principais dificuldades está em avaliar se a Casa de Repouso é de confiança para colocar um familiar idoso. Por isso, o time da SeniorOnline selecionou algumas dicas importantíssimas que devem ser observadas. Confira e salve essas informações para consultar sempre que for visitar um lar!

01. O Lar para Idosos está regularizado?

Infelizmente, ainda há lares funcionando ilegalmente com o intuito de, entre outros aspectos, reduzir os custos e atrair mais hóspedes. Porém, atenção: para o familiar, esta é uma economia que definitivamente não vale a pena se comparado aos riscos à saúde física e psicológica do idoso. Lembre-se que tranquilidade e segurança não têm preço e, portanto, é fundamental verificar se a casa está com toda a documentação em dia.

02. Como são as instalações e a infraestrutura do local?

O ambiente de uma casa de repouso para idosos deve ser completamente adaptado para atender às mais diversas limitações dos hóspedes. Nesse sentido, a dica é observar alguns detalhes, como pisos antiderrapantes, barras de apoio nos banheiros e quartos, espaço sem risco de queda, quartos confortáveis, área externa que permita um banho de sol, monitoramento por câmeras de segurança, etc.

03. Há equipe especializada e disponível 24h por dia no Lar para Idosos?

Em geral, as instituições contam com um setor de enfermaria que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana para garantir todo o cuidado que o hóspede merece. Além desses importantes profissionais é fundamental dispor de uma equipe multidisciplinar para atender o idoso de maneira integral. Portanto, verifique se há geriatras, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas à disposição para o acompanhamento frequente do seu familiar.

04. Quais são as atividades recreativas oferecidas?

Aulas recreativas, brincadeiras e atividades lúdicas também são essenciais para estimular a capacidade cognitiva dos idosos e promover um ambiente saudável. Esse tipo de serviço é cada vez mais importante haja vista que além dos cuidados médicos, a saúde mental influencia diretamente no estado de saúde geral da pessoa. Sendo assim, verifique as opções disponíveis nas casas para estimular a socialização e o raciocínio. Atualmente, há lares para idosos que oferecem dança sênior, computação, aulas de raciocínio, atividades culinárias e até horta vertical.

05. O Lar para Idosos oferece refeições balanceadas?

Para manter a saúde em dia, especialmente na terceira idade, os cuidados com a dieta devem ser levados muito a sério, daí a necessidade de o lar dispor de um cardápio rigorosamente supervisionado e elaborado por nutricionistas com foco total na condição de cada hóspede.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como escolher uma Casa de Repouso? Então saiba que não é preciso enfrentar o desafio de encontrar um lar para idosos sozinho. Conte com a plataforma gratuita da SeniorOnline para economizar tempo e pesquisar com segurança o local mais adequado. Nosso propósito é ajudar e facilitar o delicado momento de encontrar um residencial para idosos, uma casa de repouso ou um lar para idosos que ofereça todos os cuidados necessários ao seu familiar.

Aproveite para entender o custo x benefício de um Lar para Idosos

plugins premium WordPress